DIRK

Variations

Me ver do avesso, olhar pra dentro de mim. Me remete ao bulling que vivi numa grande parte da minha adolescência.

É assim que descobri o mundo das artes.

Construindo esse móbile, essa grande joia, me vem a origem da palavra: do latim, jocalis, "aquilo que causa prazer".

O móbile representa a transformação de dor em alegria e beleza. Mesmo que o passado não possa ser modificado.

As feridas são representadas pelas esferas, sempre em movimento. Elas remetem ao universo, algo muito presente nas minhas joias. Essas esferas estão sendo atravessados pelo punhal.

Então, ao mesmo tempo, quero falar do meu nome: Dirk.

Um dirk é um tipo de punhal escocês, que era usado na idade média e ainda faz parte do traje do oficial do exército escocês. É uma honra de receber e poder vestir um dirk.

O punhal é usado para luta corpo a corpo, ele é uma arma de defesa, uma proteção. Também era e ainda é utilizado em cerimonias de várias culturas e religiões. No budismo tem significado de cura: para cortar fora algo ruim, no sentido de liberar a pessoa do sofrimento.

A minha interpretação, o punhal nas esferas do móbile faz o papel de extinguir as feridas, assim curando o passado. Ele e proteção e cura ao mesmo tempo.

O pé do móbile é uma peça de madeira que encontrei na praia, toda modificada pelo sal do mar. Justamente por que sofreu essa corrosão, ela ficou ainda mais esbelta. Essa base carrega todo o significado do mobile.

Na cabeça, uma coroa com alguns espirais de prata, as ondas da vida, sempre em movimento, sempre buscando um equilíbrio.

CATALOGO JOIAS LEILÃO